O Pre-Human Vaults foi fundado pelo guitarrista Ronnie Björnström (Solution .45, ex-Aeon) em 2012. Inicialmente Ronnie pretendia combinar o Thrash de bandas como Metallica, Testament e Machine Head, com a sonoridade do Death Metal tradicional. Posteriormente a música do Pre-Human Vaults foi obtendo novo direcionamento sem, no entanto, deixar totalmente de lado esse ponto de partida. Até mesmo o logotipo da banda foi resultado deste primeiro direcionamento mais direto e reto.
Quatro músicas foram escritas inicialmente, mas não foram lançadas até 2014, quando Ronnie foi visitado pelo baterista americano Michael Gomez (ex-Black Plague) em seu estúdio Garageland Studios e finalmente a banda e sua sonoridade foram estabelecidos. O estilo de tocar de Gomez, mais agressivo, mas groovy, se adaptou perfeitamente às músicas e uma colaboração foi iniciada.
Pouco depois, Peter Nordin (ex-Meshuggah) veio ao estúdio e gravou o baixo das músicas, e uma base sólida foi estabelecida. Ronnie então mixou a demo de 4 músicas e a enviou para Christian Älvestam, que é conhecido por seu estilo de canto agressivo em bandas como Solution .45, Scar Symmetry, Unmoored e muitas outras. O guitarrista Patrik Gardberg (Torchbearer, ex-Solution .45, ex-Ammotrack) foi convidado a gravar solos nas músicas e então a banda estava 100% completa, mas seria suspensa por um curto período de tempo.
Depois de algumas turnês e sessões de gravação com outras bandas, o Pre-Human Vaults voltou à vida em 2019. Agora eles passaram por todas as 4 músicas que tinham e regravaram a maioria dos elementos para fazer o EP soar ainda mais brutal. A banda então enviou o material do EP para várias gravadoras e conseguiu um acordo nas mãos da gravadora sueca Discouraged Records.
O EP de 4 músicas, mais tarde intitulado “Allegiance Divine”, está agora programado para ser lançado em 10 de junho de 2022.
O vocalista, Christian Älvestam, comenta sobre os temas das músicas de “Allegiance Divine”:
“Whirlwind Reaper” é um tipo de música lenta e pesada, direta, com ênfase no groove, que lida liricamente com os ataques terroristas de 2011 na Noruega. “Close To All, Next To Nothing”, que liricamente está enraizado no terrorismo em nome da religião, é uma música mais orientada para o thrash, com um refrão cativante.
“When The Trap Is Set” é a música mais melódica das quatro, com seu tema de filme de terror dos anos 80. Liricamente, essa música tem seu ponto de partida no atentado de Oklahoma em 1995. “Shadow .44” é a música mais death metal do álbum, com muitos tremolo-riffing e blast beats. Liricamente, este conta a história da caçada a David Berkowitz, também conhecido como o Filho de Sam.