As expectativas pelo novo álbum de Hugo Rioli aumentam a cada nova notícia divulgada a respeito do trabalho do artista, que recentemente surpreendeu novamente seu público tornando disponível o EP “Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl”, que originalmente havia sido lançado há cerca de 15 anos, mas que não podia ser encontrado de maneira online.
O músico que vem obtendo críticas absolutamente positivas do público e da crítica pelo lançamento recente de seus quatro singles, “Vazio”, “Inevitável”, “Devota” e “O que não é amor”, liberou o EP através de seu canal no YouTube, nos apresentando às origens de uma admirável jornada musical, regida por um violão que transbordava criatividade e inspiração, buscando referências desde aquela época na MPB, no Rock Progressivo e no Metal.
“Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl” conta com três composições: a faixa-título, “Saudade” e “A tempestade”, que diferente dos quatro singles mais recentes, não estarão todas presentes no novo álbum do músico, em processo de gravação, mas que segundo Rioli, deverão constar no setlist dos shows, quando do retorno do artista aos palcos. Uma dessas três canções já está com presença confirmada no álbum de estreia. Confira abaixo cada uma das canções:
“Inspirɑçα̃o ɑtemporɑl” é uma composição lamuriosa e imersiva, que consegue fluir naturalmente entre a dor de Vento no Litoral e a densidade de Forest of October, deixando bastante clara a recém formada identidade artística de Hugo, hoje tão evidente em suas novas canções.
“Saudade” tem sido um dos temas favoritos dos poetas, um sentimento tão sutil e por vezes doloroso transformado em arte por Hugo não através desta mesma afabilidade, e sim, por meio de uma composição arrebatadora, pesada e angustiante, lhe empregando suas influências metálicas de maneira ainda mais evidente, do virtuosismo do Metal Progressivo à hostilidade requintada do Metal Extremo. Novamente a influência de Mikael Åkerfeldt na formação do músico se faz presente, mesmo que não o seja feito de maneira intencional.
“A tempestade” nos apresenta a um Hugo mais próximo daquilo que viríamos a conhecer em suas composições atuais. É difícil não se arrepiar com suas melodias lúgubres, ou não entesar-se com o emaranhado assombroso de elementos tempestuosos que tomam conta da canção como uma nuvem negra, que ao invés de se dissipar com seu desafogo de sentimentos, torna-se cada vez mais abespinhada e profunda. Por fim, o encerramento nos teclados nos brinda com um easter egg que quem vem acompanhando os lançamentos mais recentes de Rioli, certamente reconhecerá.
Além das canções citadas, no canal do artista no YouTube também está disponível o videoclipe de sua canção mais recente, “Vazio”, assim como suas demais composições atuais, que ao lado de outras canções inéditas, estarão disponíveis no debut de Hugo Rioli, a ser lançado em breve, mas ainda sem data confirmada.