Hell Yeah Music Profile #5 – Lucas Barbosa e Max Cardoso (Terra)

No Profile de hoje, conheceremos as preferências de dois músicos incríveis, Lucas Barbosa e Max Cardoso, que juntos tocam o projeto Terra, que lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2021, “Hypercube”, abrangendo influências de inúmeras vertentes musicas e experiências extraídas das inúmeras viagens de Lucas pelo mundo e seu vasto conhecimento musical.

Além de compor todas as músicas do Terra, em “Hypercube”, Barbosa foi responsável pela execução dos Vocais, Guitarra, Baixo, Violão de Nylon, Violão de Aço, Violão Doze Cordas, Viola Caipira, Charango, Flauta de Pã (Flauta Andina), Bongo Tailandês, Gaita, Berrante, Castanholas, Moringa, Apito, Piano e Percussões.

Em 2022, Max Cardoso se juntou ao Terra e se tornou responsável pelas guitarras da banda. Inevitavelmente, as influências musicais de ambos vão muito além do Rock e do Heavy Metal e você pode conferir tudo na entrevista abaixo.

O que é o Hell Yeah Music Profile? Nós, fãs de Rock e Heavy Metal, em geral somos apaixonados em fazer listas, expor nossas preferências musicais e conhecer os gostos e as predileções das outras pessoas que gostam da mesma vertente musical que curtimos. No Profile nós desbravamos através de respostas geralmente objetivas, o gosto pessoal e a relação de músicos e parceiros da Hell Yeah Music Company com o Rock e o Heavy Metal.

* Todas as perguntas são relacionadas a discos de Rock e Heavy Metal, exceto quando citado.

Como começou a sua relação com o Rock/Heavy Metal?

Lucas Barbosa: Com Rock em si, acho que foi com o “Acústico” da Legião Urbana, em 1999. Depois disso, as coisas foram evoluindo para outros sons. A primeira vez que ouvi Heavy Metal foi a versão de “Fear of The Dark” do Iron Maiden no Rock in Rio. Mas o que realmente me abriu as portas para o Heavy Metal foi o clipe do Metallica de “One” e o disco “Live Era” do Guns n’ Roses.

Max Cardoso: Tudo começou na quinta série quando a música “Esporrei na Manivela”, do Raimundos, era o hino das crianças nos passeios escolares. Aos 12 anos vi o álbum “The Number of the Beast” numa loja de CD, comprei somente pela capa, nunca havia ouvido nada parecido. Desse dia em diante o Metal começou a fazer parte da minha vida.

Primeiro disco que ouviu na vida?

Lucas: Essa é difícil! Talvez o primeiro disco que eu tenha entendido ser um disco e gostado tenha sido o “Sete Desejos”, do Alceu Valença. Mas o primeiro disco de Rock foi o “Acústico” da Legião Urbana. De Heavy Metal deve ter sido o “Rock in Rio”, do Iron Maiden.

Max: O primeiro álbum inteiro que ouvi foi uma coletânea do Richard Clayderman, da minha mãe, rsrs… O primeiro álbum de rock foi o do Mamonas Assassinas.

Qual disco considera mais importante para a história, independente do seu gosto pessoal:

Lucas: O “Led Zeppelin I”. Ele permitiu que o Rock saísse do previsível dos Beatles e ainda em 1969 mostrou o real poder da miscigenação cultural.

Max: “In Rock”, do Deep Purple.

Um disco que você não gosta:

Lucas: “The Wall”, do Pink Floyd.

Max: “Dance of Death”, do Iron Maiden.

Um disco de uma grande banda que você adora mas a maioria das pessoas não gosta:

Lucas: “Reload” e “Garage Inc”, do Metallica

Max: “Better than Raw”, do Helloween e “Aqua”, do Angra

Melhor capa de disco da história:

Lucas: Essa é difícil. “Dark Side of The Moon”, do Pink Floyd e “Houses of the Holy”, do Led Zeppelin, estão lá. “Paranoid”, do Black Sabbath, também merece menção. Eu gosto muito da simplicidade e eficiência da capa do “Contraband”, do Velvet Revolver.

Max: “Heaven and Hell”, do Black Sabbath.

– Letra de música favorita:

Lucas: Difícil escolher uma… “Thunder Road”, do Bruce Springsteen, ou talvez “Faroeste Caboclo” ou “Fátima”, do Renato Russo. “Stairway to Heaven” também merece menção.

Max: “Time”, do Pink Floyd.

Qual música você está escutando agora ou qual foi a última música que ouviu:

Lucas: Neste momento, “Sister Moon”, do Gotthard, e antes disso estava escutando “Hard Times Come Easy”, do Richie Sambora e “Woman Trouble Blues”, do Whitesnake.

Max: “Stop!”, do Joe Bonamassa e “Ghetto Woman”, do B.B. King.

Dois discos que você adora, de um completo extremo ao outro:

Lucas: “Dark Passion Play”, do Nightwish e “Roots”, do Sepultura.

Max: “Dark All Day”, do Gunship e “Abrahadabra”, do Dimmu Borgir.

Cinco artistas/bandas fora do Rock e do Heavy Metal que você gosta:

Lucas: Almir Sater, Alison Kraus, Kenny Chesney, Hans Zimmer e Zé Ramalho.

Max: Zé Ramalho, The Black Queen, Alceu Valença, Os Tincoãs e The Midnight.

Seu disco brasileiro favorito:

Lucas: “Holy Land”, do Angra.

Max: “Holy Land”, do Angra.

– Iremos pedir para escutar uma música totalmente aleatória de algum artista do Cast da Hell Yeah e pedir suas impressões a respeito. A música é “Milonga Para Las Reinas”, da No One Spoke:

Max: Influência de música paraguaia com o Metal de background. O piano do meio lembra um pouco a música “Edge of Thorns”, do Savatage, e o violino que vem após o piano me fez lembrar muito o álbum “Widow’s Weeds”, do Tristania. Sem palavras para o vocal! Gostaria de ver a participação do Ronnie Romero do The Ferrymen nessa música, seria a cara dele! Parece que foi composta pra ele cantar junto com a Carla!! Bom demais!!!

– Por fim, a pergunta mais importante. Quais são seus cinco discos favoritos:

Lucas: Sem Ordem exata

“Temple of Shadows” e “Holy Land” – Angra
“…And Justice for All” – Metallica
“Appetite for Destruction” – Guns n’ Roses
“Scenes from a Memory”– Dream Theater
Menção Honrosa – “Led Zeppelin IV”

Max:

“The Dark Side of the Moon” – Pink Floyd
“Powerslave” – Iron Maiden
“Temple of Shadows” – Angra
“Slave to the Grind” – Skid Row
“Pearl” – Janis Joplin

Leia mais sobre o Terra no site da Hell Yeah:

Terra lança seu álbum de estreia, “Hypercube”

Ouça o álbum “Hypercube”, do Terra:

Compartilhe

Twitter
LinkedIn
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Relacionados