Baseado em um conto de Machado de Assis, foi disponibilizado na quinta-feira, 30 de Junho, o videoclipe para “Cartomante”, da Filhos da Ciça, antecipando aquele que virá a ser o seu primeiro álbum completo de estúdio, “Roxo”, previsto para Agosto de 2022.
Assista ao videoclipe de “Cartomante” abaixo:
Seguindo uma estética homemade, presente especialmente nas produções musicais e audiovisuais indie das duas últimas décadas, a banda e sua equipe realizam uma produção inspirada em clipes criados a partir do advento da internet, onde os artistas, com ferramentas a disposição e sem a necessidade de vínculo com grandes gravadores, puderam produzir e gravar suas próprias músicas e vídeos, dando origem a uma estética única que, mais tarde, seria replicada e reproduzida por grandes produtoras. Alguns exemplos dessa estética vem de bandas como Vulfpeck, King Gizzard & the Lizard Wizard e Arctic Monkeys.
Neste videoclipe, a Filhos da Ciça representa a história de “Cartomante”, single inspirado no conto “A Cartomante”, de Machado de Assis, onde uma traição é descoberta e, traindo suas próprias convicções, o traidor recebe um destino fatídico ao confiar no misticismo duvidoso de uma Cartomante. A música também faz referência à música “Cartomante”, composição de Ivan Lins e Vitor Martins, eternizada na voz de Elis Regina.
“Esse clipe, pra mim, foi um passo adiante no nosso trabalho, mostrar que não estamos mais brincando de bandinha e que SIM, estamos fazendo arte séria. Foi tudo na base do do it yourself e serviu como aprendizado pra muita coisa como banda, como produtor e até mesmo como “ator”. Nos divertimos muito e estou ansiosíssimo pra galera ver e curtir”, comentou o baixista e vocalista Robson Soares sobre o lançamento.
O roteiro do videoclipe de “Cartomante” foi escrito e dirigido de forma colaborativa pela banda e pela produção, que contou com Gabriel Augusto nas filmagens e direção fotográfica, Raquel Siqueira na pré-produção, maquiagem e atuação e Thiago Reis nas imagens de drone. A composição de “Cartomante” é de Robson Soares, com produção de Marco Dower, do Studio Maestrya, e arte da capa por Gabriel Augusto (Gasalucinação).
Ouça o single abaixo:
Na estrada há cerca de quatro anos, o grupo formado por Zé Roberto Barbosa (guitarra e voz), Robson Soares (baixo e voz) e Guilherme Sala (bateria), na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo, já lançou um EP em 2019, “Quero Fugir”, e um single em 2020, “Quase Lá”.
Com a força e o senso artístico de suas composições, o grupo chamou a atenção do produtor Marco Dower, que levou a banda ao Studio Maestrya para registrar aquele que se tornaria o primeiro álbum oficial da discografia da banda, dando um passo considerável na maturidade musical e no profissionalismo da Filhos da Ciça.
Ouça todas as músicas da Filhos da Ciça aqui:
Leia mais sobre a Filhos da Ciça no site da Hell Yeah: