ORLANDO PACHECO

Orlando Pacheco é um músico, compositor, tecladista, pianista e cantor brasileiro da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. Orlando começou a estudar música aos 12 anos, fazendo cursos de Piano Popular, Teclado, Teoria e Percepção Musical e Canto Popular. Depois, passou para Piano Erudito e Canto Lírico, estudando também Regência Coral, cantando em coro dos 15 aos 19 anos. A partir dos 19, começou a dar aulas de música, atuando como professor de Canto, Teclado, Piano e Teoria Musical. Trabalhou em diversas escolas de música e também com aulas particulares, além de trabalhar como regente coral em escolas da rede pública de ensino pelo projeto Mais Educação.

Em 2012, participou do Primeiro Festival de Bandas de Garagem de sua cidade, realizado pela prefeitura municipal, onde sua banda ficou entre as finalistas e ele foi apontado pela mídia como o melhor vocalista do festival. Em 2015, concluiu o curso superior de Bacharelado em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música, onde foi monitor nas classes de Teoria Geral da Música, ministradas pela professora Maria da Glória Benigno. Também já se apresentou em recitais de canto lírico no Auditório Lorenzo Fernandez, cujo repertório incluía canções brasileiras, francesas, espanholas, alemãs, inglesas, e árias de ópera italiana, inglesa e francesa.

No Heavy Metal, Orlando lançou seu primeiro single, “Feel”, como abertura da coletânea “The Gates of Brazilian Metal Scene – Vol. III”, da gravadora MS Metal Records, com distribuição na Europa. Posteriormente, lançou também os singles “The Sacred Ring” e “Try It Out”, antecipando o lançamento de seu primeiro álbum, “Wings of Fire”, gravado no Estúdio Fusão, em São Paulo, com produção musical do renomado Thiago Bianchi (Noturnall, ex-Shaman) e lançado no dia 14 de Outubro de 2022.

Discografia

WINGS OF FIRE

WINGS OF FIRE [ÁLBUM - 2022]

“Wings of Fire” é o álbum de estreia de Orlando Pacheco. Apesar de não se tratar de um álbum conceitual, convencionalmente falando, “Wings of Fire” carrega um tema central focado na metáfora do vôo. O disco teve todas suas composições e letras criadas por Orlando Pacheco, também responsável pelas vozes, teclado e piano, com produção, gravação, mixagem e masterização do renomado produtor Thiago Bianchi (Noturnall, ex-Shaman), gravações adicionais e assistência de produção por Magnuns Leal, edições adicionais por Gabriel Ziglio e Sylvio Scarpeline, guitarras e baixo por Brunno Henrique, bateria por Alessandro Kelvin e teclados nas faixas 4, 5 e 7 por Fabio Laguna. A arte de “Wings of Fire” é criação de Carlos Fides e as fotografias são de Victor Paiva.

Sobre o lançamento de “Wings of Fire”, Orlando comentou:

“Esse lançamento tem provocado muita expectativa, mas principalmente, uma sensação de dever cumprido. Foram quase 4 anos trabalhando nesse projeto, desde a decisão de investir em uma carreira autoral, o primeiro contato com o produtor, a primeira visita ao estúdio, a escolha das músicas, até pôr mãos à obra. Musicalmente falando, a construção do álbum durou cerca de 2 anos, pois eu não sou banda. Teve todo um processo de contratação de músicos, trabalho em conjunto, mudança de planos. Como marinheiro de primeira viagem, fui aprendendo muita coisa ao longo desse processo. Tem coisas que você só aprende fazendo. Foi árduo, mas definitivamente um sonho realizado”.