A Attanos é uma banda de Metal Extremo fundada em 2012 na cidade de Jundiaí-SP, que em pouco mais de uma década de existência, apresenta uma discografia sólida e uma proposta musical inovadora.
A Attanos iniciou sua trajetória com dois EPs, um de 2013 e outro de 2015, com todas suas músicas cantadas em português. A partir de 2017, a banda passou por uma reformulação de membros, apresentando um direcionamento ainda mais pesado e contemporâneo para seu som, com uma abordagem cada vez mais profissional para sua obra, lançando assim o seu primeiro álbum completo, “Renewal“, desta vez já com todas as letras em inglês.
Buscando agregar ainda mais personalidade a sua sonoridade, a partir de 2020 a Attanos passou a contar com o uso de sintetizadores em suas músicas, resultando em seu poderoso segundo álbum de estúdio, “Screaming Soul“. Com um som agressivo e letras marcantes, a Attanos apresenta uma proposta sonora moderna, não limitando sua obra aos estereótipos de um gênero específico, permitindo-se ousar, ainda que mantendo sua identidade intacta. Para 2024, a banda anunciou o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, “Sonatta“, ainda sem data prevista para o lançamento.
A Attanos lançou seu segundo álbum de estúdio em 2021 apresentando uma proposta ainda mais contemporânea e uma banda mais madura em suas composições ao mesmo tempo complexas e cativantes. “Screaming Soul” é o primeiro trabalho da banda com seu novo guitarrista Danilo Sena, que substituiu Gustavo Chanchencow, trazendo ainda mais elementos para as músicas da Attanos, como a inclusão de sintetizadores nas composições.
“Renewal” é o álbum de estreia da Attanos, lançado em 2018 contando com os músicos Tiago Cruz (vocal), Márcio Pacheco Júnior (guitarra e voz), Gustavo Chanchencow (guitarra), Michael Rocha (baixo e voz) e Fernando Arouche (bateria). O álbum apresenta uma proposta de Metal Extremo com elementos de Death e Groove Metal, Djent, Core e mesclados com passagens mais harmônicas e melódicas. “Renewal” foi a primeira experiência da Attanos gravando em inglês após dois EPs com músicas em português.
“Chuva de Cinzas” dá continuidade a trajetória da Attanos que se iniciou em seu EP de estreia e aqui ganhou ainda mais personalidade em cinco faixas inéditas ainda cantadas em português, mas com uma produção ainda melhor e composições mostrando cada vez mais propósito e profundidade.
“Attanos” é o EP de estreia da banda, contando com três músicas ainda cantadas em português, mas já apresentando as características de peso, melodia, modernidade e agressividade que formariam e consolidariam a identidade da banda em seus álbuns, EPs, e singles vindouros.