ARMIFERUM

A Armiferum é uma banda brasileira de Prog/Power Metal com elementos de metal extremo, formada em São Paulo-SP, no ano de 2020. O nome, Armiferum, vem do latim, e significa “aquele que carrega as armas”. Além de uma pronúncia forte, tem um significado poético e que condiz com os objetivos da banda, que sempre busca produzir um material com todas as armas disponíveis.

Sua estréia em estúdio se deu com o single e videoclipe para “Against the Wind” que obteve excelente recepção da crítica e do público, rendendo até mesmo uma indicação para os melhores do ano do Mariutti Team Zine. o lançamento antecipou a estreia do apoteótico primeiro álbum da banda, “Reach for the Light”, que foi celebrado pelos fãs e muito elogiado pelos especialistas, colocando a Armiferum em posição de destaque no cenário nacional.

Formada pelo vocalista Ian Gonçalves, os guitarristas Guto Cardozo e Fred Barros, o baixista Rafael Bochnia, o baterista Ivan Macedo e o tecladista Vithor Moraes, a Armiferum apresenta uma sonoridade caracterizada pela velocidade, refrões e melodias marcantes do power metal, adornados pela complexidade do prog metal e pela agressividade do metal extremo.

A diversidade e a qualidade técnica dos músicos traz um ar moderno para sua obra ao combinar 3 gêneros bastante complexos de forma muito natural, característica proveniente das diferentes influências e preferências musicais de cada um dos integrantes da Armiferum, que opta por respeitar sua heterogeneidade em prol da liberdade artística de seus membros.

“Muitas pessoas acham que compor é um ato de inspiração. Algumas vezes realmente é: como um trecho de música que vem num sonho ou uma frase que surge desencadeada por uma emoção profunda. Mas, pelo menos no meu caso, a maioria das composições vêm de muito esforço e tento vários métodos para iniciar um trabalho. Às vezes decido montar uma harmonia bem simples no piano e jogar umas notas na partitura para experimentar uma primeira melodia de verso. O que vai acontecer depois eu não faço ideia”.

Discografia

Armiferum - Reach For The Light

REACH FOR THE LIGHT - 2023 ÁLBUM

“Reach for the Light” transita entre o Power Metal e o Metal Extremo de uma maneira assustadoramente natural. Não se trata de uma fusão completa, como no caso do Melodic Death Metal, mas da inserção de elementos de Metal Extremo em cima do Prog/Power Metal de origem da banda, criando uma identidade absolutamente única, inovadora e contemporânea.

O guitarrista Guto Cardozo comentou o lançamento:

“Apesar de ser o nosso primeiro full, esse lançamento vem pra encerrar com chave de ouro um ciclo preparatório que começou há alguns anos. Depois de muito suor e sacrifício, agora finalmente estamos prontos pra mostrar nossa cara pro mundo”.

“Foi absolutamente prazeroso e desafiador trabalhar neste álbum de estreia. As músicas são incríveis! Reach for the light, eu te amo!”, acrescentou o baixista Rafael Bochnia.

O álbum tem produção de Douglas das Neves, co-produção de Marcos Sel, Mixagem e Masterização de Thiago Bianchi e Assistência de Gabriel Lima, todos do renomado Estúdio Fusão.

Armiferum - Against the Wind Cover

AGAINST THE WIND - 2022 SINGLE

“Against the Wind”, o primeiro single e videoclipe da Armiferum, foi lançado na madrugada de uma segunda-feira. A proposta ousada da banda de iniciar a semana com uma estreia tão importante é reflexo da confiança dos músicos em seu repertório vindouro e da personalidade da banda.

“Essa música é uma amostra do que virá pra frente. Estamos terminando a produção do primeiro álbum e já passamos da metade da produção do segundo. Nós queremos fazer a nossa história no metal mundial. E, detalhe: essa música é um single que não faz parte do álbum. Então vocês ainda terão muitas coisas inéditas de alto nível pela frente. Temos os melhores produtores, músicas absurdamente bem escritas e um mundo inteiro para mostrá-las. Chegamos para encontrar nosso espaço no mundo e tocar vidas com essas músicas”, comentou o vocalista Ian Gonçalves sobre o lançamento.

“Against the Wind” tem produção de Guto Cardozo, música e letra de Guto Cardozo e Raphael Miotto e o videoclipe teve filmagem, direção e edição de Felipe Hervoso, da Noiseforge Productions, e maquiagem por Aline Miya.