O Lifeforce foi fundado em 2003, no estado do Espírito Santo, já tendo um registro de estúdio autointitulado, lançado de 2005, e agora com sua formação e propósito definitivamente consolidados, voltaram a estúdio para registrar o aguardado segundo álbum da banda, “Apokalipsis”, que será lançado em 29 de setembro de 2022, prometendo ser um dos grandes discos da história do heavy Metal nacional.
O som da banda mostra-se ainda mais elaborado e maduro do que aquele apresentado em 2005, com um peso avassalador regido pela complexidade e grandiosidade do Prog Metal e pela espontaneidade e a energia vibrante do Heavy Metal tradicional, tendo como principais referências bandas como Judas Priest, Iron Maiden, Kiss, Helloween, Accept e Dream Theater.
O nome Lifeforce foi criado a partir do interesse e dos estudos de Alexandre Lopes pela Cabalah, e as correspondências entre o homem, a natureza e o divino. Na contracapa do debut da banda há uma letra do alfabeto hebraico que significa, entre outras coisas, o sopro da vida, o fogo primordial e a força vital.
O Lifeforce foi fundado pelo guitarrista Alexandre Lopes e pelo baterista Eric Carvalho, que acompanhados do vocalista Roberto Cassani e do baixista Rafael Almeida, foram à estúdio registrar seu debut, “Lifeforce”. Após algumas mudanças de formação e quase 20 anos de estrada, a banda firmou seu elenco com Júnior Comper nas guitarras, Diego Skda assumindo o baixo, Gustavo Bride na bateria, Matheus Cutini nos teclados e Julliano Barcellos no vocal. Alexandre Lopes, após já ter também tocado baixo na banda, atualmente segue trabalhando nos bastidores como manager do Lifeforce.
O som da banda mostra-se ainda mais elaborado e maduro do que aquele apresentado em 2005, com um peso avassalador regido pela complexidade e grandiosidade do Prog Metal e pela espontaneidade e energia do Heavy Metal tradicional, tendo como principais influências bandas como Judas Priest, Iron Maiden, Kiss, Helloween, Accept e Dream Theater.